O USO DA HOMILÉTICA NO PREPARO DA LIÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
I - CLASSIFICAÇÃO DOS SERMÕES
- SERMÕES HOMILIASTAS TEMÁTICO OU TÓPICO: Neste tipo de sermão , o título principal, não se baseia na análise de um versículo ou passagem, mas na análise do assunto. Suas divisões provém do assunto independentemente do texto.
- SERMÃO TEXTUAL: É aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de uma breve porção da Bíblia.
Na lição da E.B.D. onde o ensino explora o texto, o Professor deve:
ü Fazer um estudo completo do texto;
ü Descobrir nele a idéia dominante;
ü Estabelecer as divisões principais.
- SERMÃO EXPOSITIVO: É aquele em que o Professor expõe um assunto baseado num texto, num episódio ou na vida de um personagem bíblico.
OBSERVAÇÕES: Neste caso, embora o professor tivesse que ler apenas uma porção bíblica, teria que antecipadamente ler o Livro de Atos, as Cartas Paulinas, livros e enciclopédias que abordem a vida deste personagem.
II - O PROFESSOR E O ASSUNTO DA LIÇÃO
- Princípios Fundamentais na exposição da Lição:
- A necessidade da classe como um todo: Para isto deve analisar a faixa etária, a diversidade religiosa, etc.;
- Necessidades Individuais: Neste aspecto, o Professor deve lembrar que cada aluno, além de ter necessidades pessoais e particulares, ele também tem o seu jeito próprio e pessoal de ser, pensar e agir.
III - FORMA DE APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
- Leitura da Lição: Não se constitui na forma correta para o Professor da E.B.D., a não ser que ele esteja numa assembléia, num parlamento, fórum, solenidades públicas ou privadas.
- Recitação da Lição:
2.1. Vantagens:
Ø Dá ao ensino uma apresentação tecnicamente perfeita;
Ø A memória do Professor desenvolve com domínio e coordenação.
2.2. Desvantagens:
Ø Mesmo bem declamado, torna-se robotizado;
Ø A mensagem fica mecanizada e o Professor estático;
Ø Os pensamentos e idéias preestabelecidas afastam aqueles que surgem no momento da explanação;
Ø Perigo da memória falhar, levando o ensino ao fracasso.
- Planejado e esboçado: Neste caso, o Professor leva em conta todas as regras de Planejamento e da Elaboração de um Esboço.
IV - AS PARTES DO ESBOÇO DA LIÇÃO
- Título:
No caso das Lições Bíblicas, o Título dá nome ao conteúdo do Trimestre. Por isso, o Professor tem que, a cada lição que preparar, não esquecer que está sujeito a um título que está sendo tratado naquele trimestre.
- Tema: Da raiz grega “théma” que significa: ponho, coloco, guardo, deposito, trazendo assim a idéia de algo que está dentro ou no meio de alguma coisa.
- Texto: Texto deriva-se do latim “texere” que significa tecer e, figuradamente quer dizer: reunir, construir, compor. O texto é o elemento que dá condições de reunir, construir as idéias, os discursos, logo, é o texto que fundamenta uma preleção. Sem um texto, a explanação da lição torna-se sem alicerce.
- Introdução: É a parte inicial do corpo da lição, é a plataforma de acesso ao ponto central da argumentação. O propósito da introdução é chamar a atenção do aluno a fim de que desperte seu interesse pelo assunto.
- 4.1. Partes da Introdução:
ü Exórdio: prelúdio, as primeiras palavras;
ü Central: a plataforma, onde se estabelece a intenção;
ü Intróito (entrada): a parte final da introdução, que dá entrada no corpo do sermão.
V - CORPO DO SERMÃO OU DA EXPLANAÇÃO DA LIÇÃO
É o conjunto de fatos, de idéias, de provas ou de argumentos arrolados pelo Professor. Deve ser bem apresentado e mesclado com o sabor da graça de Deus (Cl. 4:6; Lc. 9:50).
Exemplo do Mestre dos mestres: L. 4:22; Jo. 7:46b
VI - O OBJETIVO DO ENSINO NA E.B.D.
O Sermão, como o ensino na E.B.D. tem dois objetivos principais:
Ø Persuadir: convencer o aluno a seguir ou acreditar naquilo que está sendo ensinado.
Ø Dissuadir: fazê-lo voltar atrás numa atitude ou estilo de vida errada.
VII - A APLICAÇÃO DO ENSINO
É um dos elementos mais importantes da explanação da lição. Pode ser chamado de convite ou apelo. É quando o Professor obtém o resultado positivo ou negativo daquilo que ensinou.
Todo Professor deve ter em mente que se seu ensino não for contextualizado, aplicado na vida do aluno, todo esforço em elaborar e esboçar cuidadosamente a lição será vão.
Uma explanação sem aplicação é mera passagem de conhecimento.
VIII - A CONCLUSÃO DO SERMÃO
É uma síntese de todas as verdades que foram ditas, não só para destacar e fazer lembrar as verdades principais, mas para ajudar os alunos a se beneficiarem com a mensagem. Por essa razão ela deve ser breve. A conclusão pode ser acompanhada de um cântico, recitação de um versículo e ainda uma tarefa para ser feita em classe ou durante a semana.
Pr. Raimundo Campos
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