6 de ago. de 2011

Discipulado: A Missão da Igreja.


"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" Mt. 28:19

O texto do ide imperativo de Jesus em Mc. 16:15 é o mais usado quando o assunto é a evangelização dos povos. A proposta do texto de Marcos aponta para uma pregação do evangelho sem fronteiras, (por todo o mundo); a cada pessoa, (a toda criatura). Mas a leitura superficial e desinteressada pode conduzir-nos a ignorar a essência da evangelização. Larry Richards, em seu livro "Teologia do Ministério Pessoal" diz que “a missão da igreja não é simplesmente conseguir conversões, mas completar o processo da vida cristã fazendo discípulos”. Portanto, o discipulado é parte intrínseca da evangelização. Um trabalho evangelístico que visa apenas conversões, é incompleto e não atende à proposta da grande comissão.
Nas palavras de Jesus registradas no Evangelho de Mateus, o discipulado é apontado como meio de alcançar as nações, é a tarefa a ser desempenhada pela igreja. Não é um programa para manter os fiéis, mas a natureza da pregação, o meio de anunciar aos povos o evangelho.
Na maioria das igrejas de hoje, o discipulado ficou reduzido a uma tarefa a ser desempenhada por uma liderança de Discipulado, ou a professores da EBD. Lançamos sobre eles a responsabilidade que é de todo o corpo de Cristo.
Quero abrir a discussão sobre discipulado lembrando as algumas palavras usadas no grego do Novo Testamento, são palavras que definem a natureza do discipulado e nos coloca diante de nossa responsabilidade como discípulos de Jesus.
Akoloutew” (Akolouteo). Traduzida por "seguir", indica a ação de uma pessoa atendendo ao chamado do Mestre (Mt. 9:9). É mais que um atender filosófico ou ideológico, requer uma atitude real e prática de seguir. Exige a reformulação da vida de quem atende ao chamado. O texto de Mt. 9:9 diz que, ao ouvir o chamado do Senhor Jesus, Mateus "levantando-se, o seguiu". Ele entendeu a natureza daquele chamado, ele sabia o que Jesus queria dizer-lhe com a expressão "segue-me". Jesus o desafiara a abandonar a coletoria, a sair literalmente, a mudar o estilo de vida por conta do chamado.
Luiz Gustavo Correa Bueno, em seu artigo "O Discipulado na Missão da Igreja" diz que a mesma palavra é usada em Mt. 8:22 "para denotar a prioridade que os seus seguidores (de Jesus) deveriam ter para com o seu projeto."
Mathetes”, (maqhths) “discípulo”. É aquela pessoa que ouve o chamado do Mestre e se junta a ele. Estar com Jesus é a proposta no discipulado, não apenas tê-lo. Mathetes é a raiz da palavra "mantano" que significa "adaptar-se". A proposta aqui é adaptar-se a uma nova vida. Em João 1:35-39, dois dos discípulos de João Batista decidem seguir Jesus e passam um dia inteiro com o Mestre. A decisão, mostra-nos que ambos estavam dispostos a readaptarem-se suas vidas para seguir Jesus Cristo.
A outra palavra é "mimeomai" e está relacionada com o comportamento modelado em outra pessoa, isto é, os discípulos de Jesus levam pessoas a Cristo pela sua maneira de viver. Portanto, em mimeomai, discipulado é o transmitir Cristo com a própria vida, de tal forma que seu estilo de vida deverá ser copiado por discípulos que ainda estão no processo do crescimento espiritual.
Concluindo, a proposta da Grande Comissão em Mateus 28:19 é levar as nações a conhecer a Cristo através de um processo de ensino (Discipulado), que os leve a tomar a decisão radical de atender literalmente ao chamado do Mestre, juntando e adaptando-se à nova vida proposta pelo Evangelho, tornando-se pessoas tão transformadas pela Palavra de Deus que seus comportamentos passarão a ser copiados, reiniciando assim mais um processo de discipulado, e, enfim, cumprindo a papel da Igreja na terra.

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