13 de abr. de 2011

Herói Esquecido!

Não sabemos na verdade do perfil psicológico do Sargento Alves, ninguém se preocupa com isto, porque o perfil psicológico do assassino suicida é mais fascinante. Aliás, os vilões da vida são nossos heróis. Eles estão envolvidos com os mais sórdidos crimes do colarinho branco e são aclamados pelo povo nas eleições, recebem mais votos do que os que possuem "ficha limpa". Assistimos às novelas para ver a próxima perversidade do vilão, e que vilão! Possuidor de corpo atlético e olhos azuis, faz sucesso entre as mulheres e desperta nos adolescentes o desejo nefasto de ser como ele.
O vilão é mais interessante. O herói só deu um tiro imobilizador. O vilão deu vários. O herói é só mais um cara do dia a dia. O vilão não, tinha uma "causa", uma "causa" produto de sua mente doente e insana.
Hoje pela manhã, lá estavam os jornalistas polidos do Bom Dia Brasil, segurando suas canetas caras entre os dedos, de pernas cruzadas, falando do assassino do Realengo, repetindo frases decoradas ditas em edições anteriores como se fossem novas e dando uma importância estranha ao estudo da mente do rapaz conhecido como Wellington. A reportagem assume o mesmo papel repugnante dos jornais sensacionalistas do Datena e outros, que repetem palavras e usam o tempo para explorar o que deveria ser apenas uma nota.
Como disse Hermes C. Fernandes no título de sua matéria que fala do assunto, "Wellington conseguiu o que queria..." Aos poucos está se tornando herói para quem pensa como ele.
Enquanto que o homem que impediu que centenas de outras crianças fossem vitimadas da mesma sorte, tem seu nome esquecido. Seu perfil deve ser o de um homem comum, não tem nada atrativo. Ser normal não dá ibope. Não precisa convidar um psiquiatra forense com cara de louco para traçar o perfil psicológico de um Alves da vida que estava só cumprindo seu papel. A sociedade não precisa disto.
No mesmo jornal da manhã, noticiou-se que haveria uma missa de sétimo dia com presença dos familiares das vítimas, não ouvi dizer se o Sargento Alves fora convidado. Não ouvi dizer se fariam uma homenagem pública a ele. Talvez sim, eu é que não ouvi.
Ao pensar sobre isto, lembrei-me dos pastores de integridade indubitável que heroicamente luta a anos para defender seu rebanho de heresias e comportamentos questionáveis e anti-bíblicos, que passam horas em um gabinete tentando evitar um divórcio ou até um suicídio, que compromete seu nome financeiramente para adquirir um bem para a instituição e propiciar determinadas ações sociais da igreja e depois são trocados por conferencistas meliantes, verdadeiros pilantras da fé, gananciosos e carnais, amantes do dinheiro e da fama. Fomentadores de heresias e comportamentos mundanos, profanadores do sagrado e ladrões da saúde espiritual. Suas armas, tal qual a do psicopata de Realengo, estão apontadas e sendo disparadas contra a mente e coração do povo, tirando aquilo que homens de Deus levaram anos para semear. Mas eles é que são os heróis! Vejo gente desavisada endeusando-os, dando-lhes seu suado dinheiro, enquanto que nunca se preocupam em como está vivendo seu pastor. Nunca se sentem orientados para semearem na vida de quem é verdadeiramente herói. Herói esquecido.
A mente da sociedade precisa mudar. A mídia tem o poder de fazer isto e começar a transformar em herói quem realmente é. A liderança evangélica da mesma sorte. precisamos começar semear isto na mente de nosso povo. O escritor aos Hebreus traça um perfil do pastor tentando apresentá-lo aquele a quem devemos imitar:
"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hebreus 13:7, 17)

Um comentário:

ELIEL BARBOSA disse...

Meu amigo,

Estamos "antenados" ou "ligados num mesmo Espírito".
Tenho sido incomodado para preparar um texto falando dos nossos bons exemplos. Já me reportei em alguns dos meus artigos sobre nossos nobres pastores e, ultimamente, estou sendo incomodado para tratar exclusivamente sobre suas belas práticas.
Teu post é uma motivação a mais na minha missão. Concordo com ele em gênero, número e grau.
Parabéns, e que Deus o abençoe.

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia