15 de nov. de 2018

Fundamentos de uma Família Vitoriosa - Decodificação dos Papéis Sociais - Parte 1



Indo direto ao assunto, quero destacar alguns fundamentos de uma família vitoriosa. O que vou destacar aqui não se constitui em grandes novidades, mas são fatores geralmente ignorados por casais e famílias inteiras. Aliás, já percebemos que costumamos ignorar aquelas coisas que são de fundamental importância para o sucesso de nossa vida em todas as áreas dela. Por exemplo, costumamos ignorar a comida que seria saudável e optamos por uma alimentação menos saudável e adquirimos várias enfermidades, ignoramos a questão da pontualidade e perdemos grandes oportunidade quando nos atrasamos em determinados compromissos! Com a família não tem sido diferente. A maioria dos problemas instalados no seio das famílias é decorrido do fato de termos ignorado princípios fundamentais que nosa teriam levado ao sucesso.

DECODIFICAÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS

"Nas ciências sociais, papel social define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição. Os papéis sociais, que podem ser atribuídos ou conquistados, surgem da interação social, sendo sempre resultado de um processo de socialização.
Ao ocuparem posições sociais, as pessoas veem o seu comportamento determinado não tanto pelas suas características individuais, mas em maior medida, pelas expectativas face à posição que ocupam. Assim, o papel social vem caracterizar modelos de comportamento que, ultrapassando as diferenças e as adaptações individuais, orientam a ação dos sujeitos que ocupam uma determinada posição. Em cada grupo em que o indivíduo participa, ele desempenha um papel de acordo com o estatuto que lhe é atribuído." (Site Passei Direto)
Logo, o papel social diz respeito à sua posição dentro dos grupos sociais dos quais você faz parte. Na empresa seu papel social está relacionado com sua ocupação; e na família? Qual o seu papel? Pai? Marido? Mãe? Esposa? Filho?
Porque começo com esta questão? Porque um dos grandes problemas em muitas famílias é a percepção que cada membro deve ter do seu papel. Quando não se consegue identificar os papéis, valorizando-os e honrando-os, a família torna-se vulnerável e abre-se portas para as crises! Conheço lares em que os maridos não reconhecem o papel de suas esposas e nem elas o deles! Otras, os filhos não honram devidamente seus pais porque não foram criados sabendo da importância do papel de seus pais!
A Bíblia fala dos papéis sociais no seio da família e estabelece princípios para um destes papéis:

  • Esposo: exerce autoridade sobre sua esposa com amor, segundo o modelo bíblico: 
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." (I Corintios 11:3)

Muitos homens ao casarem-se, comportam-se com se fossem solteiros e ignoram que assumiram um novo papel social e que este papel tem implicações de responsabilidades, deveres e obrigações! Alguns ainda pensam que, por serem os líderes, devem impor sua autoridade passando por cima dos sentimentos da esposa e ignorando a verdadeira natureza desta autoridade! O texto de Paulo em 1 Coríntios 11:3, fala do exercício da autoridade no lar pelo marido sob a autoridade de Cristo. A grande pergunta é: como Cristo exerce autoridade sobre a igreja? A autoridade de Cristo é déspota? Logo, a autoridade do homem sobre a esposa está condicionada ao amor e cuidado de Cristo para conosco! Por isso, o mesmo Apóstolo Paulo disse em Efésios 5: 25 - "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela..."
O marido precisa entender que seu papel na família está, portanto, profundamente relacionado com o exercício da autoridade como cabeça do lar em amor e honra à sua esposa, valorizando o papel dela como aquela que lhe foi dada como "adjuntora", amiga, parceira!

CONTINUA...


Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia