20 de set. de 2017

A Amplitude da Evangelização

 
 
 
 
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
 
Esta solene, mas também imperativa ordem, é conhecida pelos cristãos do mundo todo como a grande comissão ou como o "ide" de Jesus. E é baseada nesta ordem que a maioria desses cristãos entendem a evangelização como a pregação do Evangelho. Isso é comprovado na prática, principalmente, na maioria das igrejas evangélicas . É comum você ver um número de fiéis em algum dia da semana distribuindo literaturas evangelísticas ou até mesmo falando em algum aparelho de som ou ainda realizando apresentações coreográficas e teatrais, exibindo músicas, etc. Alguns voltam dessas empreitadas com a sensação de que estão cumprindo o ide de Jesus. Alguns chegam até a dizer em seus discursos para a pessoa não evangélica: "estamos fazendo nossa parte, naquele dia não seremos culpados por sua rejeição!"
Acontece que a simples pregação ou comunicação das Boas Novas de Cristo não se constitui na evangelização como um todo. Anunciar, pregar, comunicar o Evangelho é apenas uma parte do trabalho da evangelização. Evangelizar, portanto, requer não apenas comunicar, mas também convencer e integrar o pecador no corpo de Cristo, depois de sua conversão.
Um atento olhar nos textos conhecidos como da "Comissão de Jesus", nos dá a ideia da amplitude da evangelização. Marcos 16:15-18, por exemplo, mostra-nos no versículo 15 que devemos pregar. Se o texto do "ide" de Jesus terminasse aqui, diríamos que anunciar é a nossa tarefa. Mas o texto do versículo 16 fala do próximo passo da evangelização: o pecador precisa crer na pregação. Só por aqui dá para entendermos que a evangelização é anunciar as Boas Novas de Cristo com o objetivo de fazer com que o pecador creia nele e o receba, a ponto de ser batizado e consequentemente ser integrado no corpo de Cristo, a igreja.
Mateus 28:19 nos dá uma percepção mais profunda da evangelização. Evangelizar em Mateus 28:19 é fazer discípulo, isto é, é uma tarefa que vai além da simples pregação ou comunicação do Evangelho. Por isso, algumas traduções dizem: "Portanto, ide, ensinai..." Não é necessário dizer que ensinar se constitui em um processo muito diferente do de pregar e que, portanto, é fazer com que o pecador não apenas ouça as Boas Novas, mas entenda e decida aceita-la.
Mateus ainda diz: "batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo..." A ordem da evangelização inclui, portanto, não apenas pregar, mas levar o homem sem Cristo, através do ensino da Palavra, a crer e ser batizado.
Um programa de evangelização que contempla apenas a proclamação do evangelho, é um programa inacabado e sem as partes que lhe completa. Quando Jesus pregou a Nicodemos, ele disse: "É necessário nascer de novo!" O pecador precisa não apenas ouvir, mas nascer de novo, ter uma experiência pessoal com Jesus.
Particularmente gosto do texto de João 9:35-38:
 
"Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou
João 9:35-38
 
O próprio Jesus queria que o homem que havia sido cego de nascença não apenas ouvisse que Ele era o Messias e que o curara, mas que ele cresse! Depois de entender que o Messias estava ali em sua frente, aquele homem não teve alternativa senão render-se a Cristo, adorando-o.
Um outro exemplo da evangelização completa está em Atos 8:26-39. Filipe explicou para o etíope o plano da salvação:
 
"Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atos 8:35
Filipe lhe apresentou Cristo a partir da Escritura Sagrada, seu ensino levou o etíope a não apenas entender, mas também a querer a salvação:
 
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Atos 8:36,37
 
A evangelização só será completa quando essas fases importantes forem comtempladas: Anunciar, convencer, integrar. A cada servo de Deus cabe a tarefa de anunciar, ensinar, discipular, o Espírito Santo fará a sua parte convencendo o pecador.
É preciso que a igreja entenda, portanto, que a tarefa só estará completa quando através da exposição da Palavra de Deus, levarmos homens, mulheres e crianças a Cristo e integrá-los ao seu corpo, a igreja, através do batismo nas águas.
 







Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia