3 de fev. de 2011

Humanismo Gospel

O Humanismo foi um movimento filosófico que despontou na transição entre a Idade Média e o Renascimento. A Europa, e depois o mundo, passava por grandes transformações provocadas por exemplo, pela invenção da bússola que proporcionou a expansão marítima, que por sua vez incrementou a indústria naval facilitando o desenvolvimenbto do comércio, consequenciando com o crescimento urbano, surgimento dos burgueses, entre outras transformações sociais e conômicas. O aperfeiçoamento da imprensa possibilitou o interesse pela cultura e conhecimento democratizando o direito de expressão e despertando o desejo pela crítica.
Essas transformações serviram para "reconceituar" o homem e colocá-lo no centro das atenções. Os humanistas eram estudiosos da cultura clássica antiga. Alguns eram ligados à Igreja, outros eram artistas ou historiadores.
Mas o cerne do pensamento humanista é que o homem é o centro de tudo, sendo senhor do seu destino, o que é refutado pela Palavra de Deus! Essa reformulação do conceito do homem se deve às transformações que este provocou na virada do século XV.
É nesta época que florece o ateísmo decorrente da lacuna deixada pela igreja. As atrocidades teológicas e sociais cometidas pelo catolicismo romano fez florecer correntes fiosóficas que questionaram Deus, a Bíblia e a Igreja.
A decepção com o sagrado foi tão grande que o homem foi ao extremo: colocou Deus como relativo e o homem como absoluto.
Mas o humanismo não morreu. Ele está entre nós. Se mistura com resquícios do positivismo oriental e se envereda na igreja pela Teologia da Prosperidade.
Ele está presente em "nossas" pregações, em nossa liturgia e nos conceitos enlatados de nossa vida cristã.
Eu o chamo de Humanismo Gospel. O Humanismo Gospel acredita que "somos vencedores" e não "vencedores em Cristo". Acredita na "palavra profética" e não na Palavra de Deus, acredita em "atos proféticos" e não em resplandecer a sua luz para que vejam suas obras e glorifiquem ao Pai Celestial (Mt. 5:16).
O Humanismo Gospel coloca Deus a serviço do homem e não o contrário. No Humanismo Gospel cantamos: "...e chamar tua atenção para mim...", quando a atenção deve ser chamada para Deus.
O Humanismo Gospel vai além daquele movimento social e filosófico do final do século XV, ele é ainda mais irracional, a ponto de alguém cantar que:
"Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco".
O que isso parece, senão um sentimento de vingança? Porque alguém que não me ajudou se arrependerá? O que reservarei para esse alguém? Porque almeja-se tanto o palco e se esquece tanto de 2 Tm. 3:12 que diz: "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições"? Vale ainda lembrar de Mt. 5:10 "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus".
No Hmanismo Gospel não se admite derrotas. Esquecem que derrotas fazem parte das batalhas dos vencedores. Basta um olhar na Bíblia e lembrar das derrotas sofridas por grandes homens de Deus, momentos em que "desperaram até da vida" (2 Co. 1:8).
No Humanismo Gospel o homem ganha sempre e seus caprichos devem ser sempre atendidos, afinal, ele é "filho do rei".
Mas o Humanismo Gospel também é capitalista. Não se admite pequenas ofertas, tem que haver "grandes sacrifícios", monetários claro.
No Humanismo Gospel, o homem é o centro porque ele gera lucros. Por isso seus líderes espirituais os vê como notas de valor e não "como ovelhas que não tem pastor" (Mt. 6:34). Nas reuniões desses líderes a avaliação dos trabalhos é feita a partir das entradas dos dízimos e ofertas e não do número de salvos batizados e discipulados e dos que foram curados ou ainda dos programas de evangelização que deram resultado. Por isso a pregação tem sempre que agradar o "cliente".
No Humanismo Gospel as ovelhas fingem que vivem a Palavra de Deus e os Pastores fingem que a ensinam.
Deixe-me parar e deixar pra mim e você as Palavras de Paulo em 1 Tm 6:3-5:

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais."

Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia