13 de ago. de 2010

HOJE É SEXTA-FEIRA 13

Segundo o site Angola Press "A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente, por alguns supersticiosos, como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco.
Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado, por algumas pessoas, um dia de azar.
Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados.
Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo, provavelmente, foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificação cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição.
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a ideia de que convidar 13 pessoas para um jantar dá desgraça.
Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos."
Bem, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa diz que superstição é: " Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes. 2. Opinião religiosa fundada em preconceitos ou crendices. "
Então vejamos : sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância. Logo, superstição deve ser um sentimento nutrido pelo verdadeiro cristão? O cristão deve embasar seus sentimentos em contos resultantes da ignorancia? É necessário lembrar que a superstição é resultado das fábulas, como afirmado no início desta postagem. Fábulas são composições, geralmente em verso, contadas a partir de mitologias, ficção, mentira . Paulo e Pedro nos advertiram contra as fábulas (1 Tm. 1:4; 4:7; 2 Tm. 4:4; Tt. 1:14; 2 Pe. 1:16) As fábulas geram as superstições.
Todavia, a Palavra gera a libertação. Quando leio a Palavra, ela me liberta dos resultados das fábulas, quebrando as amarras das supertições, porque "...agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:1 )
Portanto, viva intensamente este dia, pois:
  • Cada dia da tua vida foi feito por Deus " Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade". (Salmos 39:5)
  • Dia após dia somos abençoados por Ele, independente da data: " Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação." (Salmos 68:19)
  • Todos os dias do justo será de florescimento: "Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua. " (Salmos 72:7).
Enfim: "Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. " (Salmos 118:24)

Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia