28 de set. de 2009

BUROCRACIA SANTA

Segundo o site Wikipédia Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.
É sobre esses procedimentos desnecessários ao funcionamento do sistema de que quero falar. Esta semana precisei comprar um eletrodoméstico e, ao sair à procura, deparei-me com uma certa loja muito conhecida aqui em Salvador, onde o dono é o garoto propaganda e diz que faz e acontece! Seu anúncio apelativo dizia: "A Concorrência está travando sua negociação? Então venha pra cá..." Entrei e fui logo ao balcão com a pressa que me é peculiar devido as atividades do dia a dia. Apontei para o produto, tirei o cartão do bolso na certeza que dentro de no máximo 20 minutos sairia da loja com meu produto debaixo do braço. No entanto, a atendente depois de ter me pedido nome, endereço, cpf, pediu-me que subisse até o próximo andar, passasse no setor de expedição para confirmar se o produto estava disponível e me dirigisse ao caixa para efetuar o pagamento. Subi dizendo pra mim mesmo: "Não perguntarei porque tenho que fazer o papel dela ou de outro funcionário, terei paciência, afinal são só mais 5 minutos." Pra minha indignação, a marca que eu queria não estava disponível. Voltei, escolhi outra, subi de novo, mas agora teria que buscá-la no balcão mesmo, portanto teria que descer de novo. Tudo bem, efetuei o pagamento, mas o produto que estava no balcão estava sem a caixa de embalagem! A gerente foi chamada pois eu não iria levar um produto em exposição se ele não tivesse um certo desconto! A loja que anunciava que se a concorrência travasse sua negociação, corresse para ela, agora dificultava que eu tivesse acesso ao produto que eu desejava. Depois de uma longa conversa para saber se me devolveriam o valor pago ou se eu aceitaria uma certa proposta, deixei a loja quase uma hora mais tarde, depois de uma certa "negociação".
A "burocracia" tão bem estabelecida pela vendedora, que me levou mais de uma vez à expedição com resultados frustrantes, causou-me transtornos levando-me quase a desistir do desejo de adquirir o tal eletrodoméstico!
Esta mesma burocracia é praticada no contexto da fé cristã! Nossas pregações às vezes soam como os anúcios de lojas de eletrodomésticos que oferecem vantagens em letras garrafais e critérios em letras minúsculas. Na ânsia de receber o que deseja, o cliente assina contratos e depois se debate na burocracia camuflada nas propagandas coloridas!
Pregamos: "Venha que todos os teus problemas serão resolvidos", sem avisar ao "cliente" que Jesus disse: "No mundo tereis aflições..." Gritamos: "Paulo disse: 'Tudo posso naquele que me fortalece'", sem avisar que o "tudo posso" aí é passar por qualquer tipo de situação, inclusive a escassez, fome, nudez, etc.
Mas a "burocracia santa" é estabelecida mesmo quando pregamos perdão, vida, alegria, vitória, e depois enveredamos o pobre do pecador recém convertido num caminho escuro de obrigações e leis que dizemos ser necessárias se o tal quiser alcançar o que a "propaganda" do meu evangelho anunciava.
Alguns, desencantados, criam uma aversão ao Evangelho e seu encontro com o verdadeiro evangelho fica comprometido, outros, levam a vida toda deparand0-se com "balcões de expedição", subindo e descendo as escadas espirituais da burocracia santa, almejando encontrar o produto oferecido pelo evangelho da facilidade e nada.
A igreja está cheia desses crentes decepcionados, frustrados, tudo porque estabelecemos burocracias espirituais, dificultamos o acesso dos mesmos às maravilhas insondáveis do doce Evangelho do Senhor Jesus. Estabelecemos princípios humanos para se viver verdades celestiais!
O Evangelho de Jesus não nada haver com o que temos visto e ouvido. Prega-se um evangelho colorido, mas quando o indivíduo o aceita, o escraviza sob o triste peso da legalidade.

Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia