18 de out. de 2011

Missões na Adesal

Desde de 2004, com a posse do Pastor Eliezer Santana como Diretor do antigo Demisa (Departamento de Missões da Adesal), que a obra missionária na instituição, ganhou um novo formato, com a valorização do missionário, mantendo-o em dia com seus proventos e dando-lhe a assistência espiritual, emocional e garantindo-lhe a continuidade de seus projetos. Em 2005, quando assumiram a direção do Departamento, os Pastores Felipe Carvalho e Dário Gomes, a obra missionária na Adesal se solidificou e ganhou ainda mais credibilidade. Uma política inovadora, resultado da experiência pastoral dos diretores, aperfeiçoou o trabalho que já vinha sendo feito pelo Pastor Eliezer e outros como Pr. Ubirajara Rosas, por exemplo, o primeiro a fazer a Feira das Nações que chamou a atenção das Assembléias de Deus no Brasil.
O Demisa passou a ser Semadesal (Secretaria de Missões da Adesal). Com a mudança do nome, veio também uma nova visão, fruto das orações feitas diariamente no escritório da Secretaria e de constantes reuniões com a Diretoria e seus colaboradores e os Coordenadores e Secretários de Missões.
Às vezes, publicamos em nosso blog que a Semadesal enviou missionários para tal lugar, mas na verdade a Semadesal não envia missionários, ela é o instrumento que viabiliza o envio, assessorando a Igreja, administrando os recursos e gerenciando todas as atividades missionárias da instituição. Quem envia os missionários é a igreja, é ela que tem a autoridade do Espírito Santo para legitimar uma chamada e respaldar a presença do obreiro no campo.
Os Diretores da Semadesal são legitimados pela Diretoria da Igreja quando os indica para a tarefa de gerir a Secretaria, que por sua vez é presidida pelo Presidente da Adesal; todas as decisões e projetos passam pelo seu crivo e de sua Diretoria.
A Semadesal tem parcerias com agências missionárias como: Jocum, WEC (Missão Amém), Kairós e outras. Essas agências prestam assessoria à Secretaria quando do envio de obreiros transculturais, treinando-os e orientando-os nos trâmites concernentes a vistos, passaportes, despesas, contatos com embaixadas e consulados, cartas-convites, entre outros. Graças a essa parceria, a Semadesal adquiriu autoridade para orientar e aconselhar a Igreja quando o assunto é missão transcultural. 
A Semadesal também está habilitada para treinar. Seus Diretores e Equipe, além de participar de Congressos, Seminários e Conferências Missionárias, tem também formação teológica e missiológica e já tem em seu projeto a EMADESAL (Escola de Missões da Adesal) que proporcionará formação teórica e prática em missões e servirá como instrumento para identificar e consolidar ministérios.
O Treinamento Para Secretários de Missões, realizado em julho deste ano, terá sua segunda edição em 2012. Acreditamos que 2012 será o ano do ensino, do treinamento e da identificação de novos ministérios missionários. A Semadesal deseja identificar e incentivar novos ministérios através dos treinamentos, acampamentos de missões e da EMADESAL.
A Semadesal é o reflexo da iniciativa em missões da Adesal. Tudo é possível graças ao Senhor e a Igreja. Uma prova, foi a Mobilização Missionária; os Coordenadores e Secretários de Missões uniram-se e conseguiram o apoio de alguns obreiros e irmãos da igreja. 
É a igreja que tem feito missões através de suas orações, engajamento e contribuição. A Semadesal é apenas o órgão legitimado por ela através de sua Diretoria para gerenciar a obra missionária e assim cumprir a Grande Comissão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Graças a isso, a Missionária Maria Helena, membro da Adesal em Castelo Branco, Setor 6, foi enviada pela Igreja para o campo de Guiné Bissau/África e a Missionária Cláudia Oliveira, membro da Adesal em Uruguai, Setor 8, ao campo da Índia em agosto deste ano, e a Semadesal está cumprindo seu papel de mantenedora neste processo, além de prestar a elas e a todos os missionários da Adesal, assistência espiritual, emocional e logística.
Graças a isso também, os missionários Jair e Deny (Guiné Bissau), Eduardo Menezes (África do Sul), Patrícia Santo (Cabo Verde/África), estão conosco para um tempo de restauração de forças físicas e mentais, para cuidar da saúde e estar perto de seus familiares e para um tempo de redirecionamento e orientação divina em seus projetos.
Este tem sido o papel da Adesal na obra missionária e a Semadesal é o seu órgão encarregado de gerir tais questões e garantir à igreja o cumprimento de sua tarefa evangelizadora.

Pr. Raimundo Campos
Secretário de Comunicação da Semadesal

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia