Êxodo 14: 1-21
No último post falamos sobre três verdades acerca da crise. Se faz necessário conhecermos essas verdades para que possamos ter habilidade de gerenciá-las. Aprendo com Moisés as atitudes que comprovam a capacidade de um líder em gerenciar crises. Esse gerenciamento que, como dissemos no post anterior, é o conjunto de atitudes e comportamentos que o líder tem em face à crise, é que determinará o sucesso e a vitória sobre a crise.
Então primeiro: Moisés ouviu uma orientação de Deus: "Fala aos filhos de Israel que voltem e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar." (Êx. 14:2).
Estar em frente ao mar não teria sido uma surpresa para Moisés. Ele sabia que empreender uma viagem daquela magnitude lhe traria problemas. O povo talvez estivesse cantando, como sempre costumamos imaginar, mas será que Moisés cantava? Ou em seu coração havia uma constante apreensão por causa da expectativa do que poderia acontecer?
Moisés obedeceu a orientação de Deus incondicionalmente. O texto do versículo 9 diz que Faraó e seu exército o encontrou exatamente onde Deus mandara estar.
A obediência de Moisés à voz de Deus foi fator determinante para vencer aquela crise. Era ali em frente ao mar, onde Deus mandara ficar, o lugar da crise, mas também, o lugar onde veria o agir de Deus!
A primeira coisa importante no gerenciamento das crises é a capacidade para ouvir orientações. Provérbios 1:33 diz: "Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."
Quem não consegue ouvir orientações se torna soberbo e este tem a vida fadada ao fracasso: "Então tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante..." (Jeremias 50:32)
Aprenda a ouvir a voz de Deus, Ele sabe o que poderá acontecer diante do mar, na verdade Ele às vezes nos conduz para lá.
Segundo: a reação diante das pressões. Reagir de maneira calma e equilibrada às pressões e ao medo, faz parte da capacidade de gerenciamento que um líder tem diante da crise. Lembre-se: enquanto você não vence determinada crise, você tem que ter capacidade para gerenciá-la, e ter calma e equilíbrio emocional é uma forma de conduzir a crise. Você já observou algumas pessoas que mesmo em meio a grandes vendavais da vida, conseguem ter paz e comportamento equilibrado? Essas pessoas são como Moisés, elas não respondem a argumentos, elas respondem de acordo com sua maneira de gerenciar a circunstância. Moisés reagiu como se não tivesse sido acusado de irresponsabilidade. Responder àquelas acusações lhe traria os seguintes problemas:
- Perca de tempo: enquanto se ocupasse a responder, os egípcios se aproximariam mais e ficariam à iminência de uma derrota.
- Desgaste emocional: quando gastamos tempo em responder acusações infundadas, temos um desgaste emocional que só prejudicará nosso ministério e trará danos à nossa carreira. Poderemos aumentar as feridas e as mágoas e nossos argumento poderão não responder à altura dos anseios.
- Desgaste da liderança: um líder que vive respondendo acusações, sem querer, termina denunciando a fragilidade de sua liderança, despertando nas pessoas insegurança e dúvidas. Discussões desnecessárias geram confusão e se torna um impedimento no avanço de planos e projetos.
Terceiro: Identifique a causa das pressões psicológicas sofridas por seus liderados. A resposta imediata de Moisés às acusações, foi: “...não temais; estai quietos...” (Ex. 14:13). Moisés entendeu que medo e inquietação eram os fatores que causavam desânimo e aborrecimento no coração do povo. Eram esses os fatores que os motivavam a agredir Moisés. Todo líder tem que ter esta capacidade: ver o que está por trás das ofensas e desesperos. Ignorar esses fatores é se tornar líder de um povo doente, temeroso e inquieto. Moisés entendeu o medo e a inquietação de seus liderados e respondeu com base em seus sentimentos e não em suas ofensas.
Quarto: mostre aos seus liderados o que eles não conseguem ver. Às vezes, o medo, angústia e desespero nos impedem de ver soluções e saídas. Moisés disse: “...vede o livramento do Senhor...” Um líder que gerencia bem as crises da vida, sabe conduzir seus liderados por um caminho de certezas e de vitórias. Ele leva-os a ver soluções e não fica focando sua atenção no problema. Na hora da crise convide seus liderados a levantarem os olhos e “ver o livramento do Senhor”.
Um líder que gerencia bem uma crise á aquele que tem em mente uma saída, ele ver o que a maioria não ver.
Quinto: tome atitude. Neste caso, Moisés tomou atitude depois de ter sido repreendido pelo Senhor: “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Uma das maiores características de um líder á a capacidade de tomar decisão. Aqui, o próprio Deus é quem dar a maior lição de como liderar. Imaginemos Deus dizendo: “para com isso Moisés, não fica aí parado me clamando, marche! Abrir o mar é comigo, mas marchar é com vocês!”.
Sexto: Use o instrumento que você tem para gerar soluções: “E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Ex. 14: 16). Às vezes ficamos como loucos querendo importar soluções ou copiar estratégias de outrem, quando Deus tem nos dado os recursos necessários para solucionar problemas. Acredite no que Deus colocou em tuas mãos.
Depois desses três elementos no comportamento de Moisés em frente ao Mar Vermelho, só lhe restou ver o mar se abrir, atravessa-lo, ver seus inimigos perdendo a batalha e cantar do outro lado com Miriã.
É isto que acontece com o líder que sabe gerenciar crises:
- Ele ver o mar da crise, da adversidade se abrindo;
- Ele atravessa a adversidade;
- Ele ver o que causou sua crise sendo vencido;
- E por fim, ele canta.
Só resta então tirar preciosas lições com os momentos de lutas, dores, noites sem dormir e poder contar para a posteridade que para cada crise há uma solução, basta confiar em Deus e saber gerenciá-la.
Tenha uma grande vitória!
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