Estes foram os principais assuntos na pauta da Primeira Reunião dos Missionários na Base de 2011 da Adesal.
A reunião privativa aos Missionários na Base da Adesal, foi realizada no 1º andar da Adesal Liberdade nesta quinta-feira, dia 17/02, e foi dirigida pelo Pr. Dário Gomes, Diretor da Semadesal (Secretaria de Missões da Assembléia de Deus em Salvador). Estiveram presentes os Missionários Lucson e Iraildes (Haiti), Cláudia Oliveira (Projeto Índia), Eli Rosângela (Auxiliar de Ministérios Trancuslturais), Maria Helena (Projeto Guiné Bissau), Taciano e Ednalva (Jocum Salvador), Jair e Deny (Guiné Bissau), Eduardo Menezes (África do Sul) e o Pr. Raimundo Campos, Secretário de Comunicação da Semadesal.
Pastor Dário começou a reunião falando da necessidade do missionário levar em consideração o plano de Deus para sua vida independente de seus projetos para o campo, mesmo sendo ele fruto das melhores intenções. Um grande projeto pode naufragar se não tiver a aprovação de Deus, enquanto que a obediência ao plano de Deus pode fazer surgir grandes projetos que culminarão na salvação de vidas e cumprimento de seu propósito.
Além deste tema, estava na pauta da reunião assuntos como:
![]() |
Miss. Deny: "conscientizar a Igreja é preciso" |
- A importãncia da Semadesal na vida dos missionários: neste tópico o Pr. Dário solicitou dos missionários que lembrassem de divulgar o trabalho da Semadesal em favor dos missionários a fim de que a Secretaria obtenha cada vez mais o apoio da Igreja;
- Envolvimento do Missionário na Base com as atividades da Semadesal, sendo ele uma mão-de-obra nas atividades diárias da Secretaria;
- Ética no relacionamento com a Semadesal: a Secretaria estará sempre à disposição do missionário ajudando-o em suas dificuldades diárias, todavia, este deverá fazer sua parte de levar em consideração a ética e o relacionamento cristão e fraternal com a Secretaria;
- Despesas com o missionário na Base: a maioria dos Missionários na Base já estiveram no campo, portanto, devem lembrar que a Secretaria prioriza os tais em momentos de socorro e ajuda. Isto se dá porque o missionário na base geralmente está perto da família, diferente daquele que está no campo;
- Relatórios: os missionários devem manter a Secretaria e a Igreja informadas de suas atividades periodicamente.
Além destes e outros assuntos, a reunião foi uma oportunidade em que todos os missionários puderam compartilhar de suas dúvidas e fazer elogios e críticas. A Missionária Iraildes, por exemplo, agradeceu à Semadesal o apoio que esta lhe deu quando do seu retorno ao Haiti pós terremoto, enviando com ela a Miss. Maria Helena. Segundo ela, aquele foi um momento importante em sua vida em que era importante a presença de alguém que lhe auxiliasse na reentrada de um país que está devastado. Iraildes elogiou o caráter e trabalho da Miss. Helena que lhe foi como filha e ajudadora, sempre servindo com zelo nas escolas e na igreja do Haiti.
![]() |
Miss. Cláudia: "este encontro deve acontecer com mais frequencia" |
A Miss. Deny lembrou que a Semadesal deve conscientizar a Igreja de que o missionário é um ser humano normal que também precisa de descanso e férias para repor as energias, já que ela tem ouvido de muitos crentes que "é um absurdo um missionário retornar ao seu país para descansar, e que lugar de missionário é no campo".
Entre um assunto e outro, um clima descontraído e proveitoso marcou este primeiro encontro da Semadesal com seus missionários. A Miss. Cláudia falou que este momento deve sempre ser renovado e que isto só fortifica a relação Semadesal X Missionários.
Pr. Dário enfatizou durante a reunião que a Semadesal é uma família e que a Secretaria deseja fazer o possível para que esta relação se sustente neste sentimento.
Ao participar da reunião percebi que a Adesal continua fazendo seu papel através de seus membros espalhados nas mais de trezentos congregações espalhadas por toda Salvador. Seu papel no sustento dos mais de 70 missionários revela seu caráter evangelizador e uma visão que vai além da placa denominacional.
Esta face da igreja difere daquela que se encontra envolvida com problemas políticos e de divisões e ambições.
Ao participar da reunião percebi que a Adesal continua fazendo seu papel através de seus membros espalhados nas mais de trezentos congregações espalhadas por toda Salvador. Seu papel no sustento dos mais de 70 missionários revela seu caráter evangelizador e uma visão que vai além da placa denominacional.
Esta face da igreja difere daquela que se encontra envolvida com problemas políticos e de divisões e ambições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário