2 de jun. de 2017

Conversão: Uma Operação Divina Que Antecede a Regeneração


Conversão. Esta é uma palavra conhecida por qualquer pessoa que resolveu dar uma "guinada" em sua vida. Na vida cristã ela é muito conhecida e fala de uma determinada mudança na vida de quem deixou o mundo de pecado para servir a Cristo. A maioria dos dicionários da língua portuguesa a define como "ação de alterar e/ou modificar um sentido, caminho ou direção." A conversão, portanto, é a mudança de rota, é desistir de um caminho e optar por outro! Na Bíblia Sagrada, a palavra que tem um sentido semelhante é arrependimento, isso porque arrependimento também implica em volta ou "meia-volta", é mudar o sentido.
Alguns entendem que conversão é o mesmo que regeneração. Todavia, regeneração é um processo de transformação que acontece quando alguém decide se converter. Logo, a conversão é a porta de entrada para a regeneração. No Grego do Novo Testamento, segundo Champlin, a palavra para conversão é "epistepho" e dá a ideia de meia-volta. Ela aparece em textos que tratam daqueles que se desviaram dos caminhos do Senhor e voltam como daqueles que se voltam para o Senhor sem tê-lo conhecido antes (Lc. 22:32; Ap. 2: 15,16; Mt. 18:3).
A palavra é ainda usada para um tipo de decisão em que o homem abandona as "trevas da idolatria, do pecado e do domínio de Satanás para a adoração e serviço a Deus" (At, 14:15; 26:18; 1 Ts. 1:9).

Três Verdades Acerca da Conversão:

1. De forma geral, a conversão é inspirada pelo poder da Palavra de Deus no homem (Mc. 4:16; Lc. 8:15; At. 2:37- 41; 8:5, 6, 12). Isto não quer dizer que alguém não possa se converter sem ouvir a Escritura. No mundo muçulmano, por exemplo, onde a pregação ou leitura da Bíblia muitas vezes é proibida, há relatos de conversões que ocorreram depois de um sonho ou uma revelação especial do próprio Deus!

2. A Conversão é operada pelo Espírito Santo. Um texto clássico de João 16:7 e 8 diz que o Espírito Santo convence o homem "do pecado da justiça e do juízo". 

3. A conversão é absolutamente necessária para a salvação. Isto é asseverado nas pregações de João Batista, Jesus, e Pedro (Mt. 18:3; At. 3:19).

Enfim, converter-se é decidir abandonar o pecado e servir a Cristo, é dar a conhecida meia-volta em sua vida. Jesus disse que "se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus". Logo, a conversão é "conditio sine qua non" para a salvação.
Ela acontece quando humildemente damos ouvidos à Palavra de Deus e deixamos que o Espírito Santo a aplique em nossas vidas. A Palavra nos revela o plano de Deus para nós e confronta nossos pecados e o Espírito nos faz entender essas verdades, Quando entendemos e aceitamos estas verdades, então começa a conversão em nós. Inevitavelmente quereremos mudar a rota!
Convido você a ouvir a Palavra de Deus e deixar que o Espírito Santo te revele as verdades profundas do Evangelho. Abrace essas verdades agora e experimente uma mudança inigualável em você!


Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia