Líderes das Assembléias de Deus em todo Estado da Bahia se fizeram presentes, ontem, na cidade de Juazeiro/Ba., no sepultamento daquele que foi o primeiro Evangelista a ser enviado ao campo pela CEADEB. O Pr. Manoel Marques deixa o legado de 61 anos de ministério, dos quais, 38 dedicados à igreja de Juazeiro, uma verdadeira proeza em tempos de tantas instabilidades no ministério sacerdotal. O Pastor Marques conseguiu o que poucos líderes conseguem: estabilidade ministerial, respeito e honra, sendo-lhe jus o título de Presidente de Honra da CEADEB, Convenção que ajudou a construir e consolidar. Seu último desafio, era terminar de construir aquele que seria, ou será, o maior templo da instituição no Estado da Bahia.
Fachada do Grande Templo em construção. |
Para Pastor Dário Gomes, que já foi membro da CEADEB e hoje é Secretário Adjunto da Mesa Diretora da CONFRAMADEB e Líder da Adesal no Setor 5 - Capelinha, o Pastor Marques foi "um herói" e disse em seu Blog: "Cresci ouvindo muitas histórias do Pastor Manoel Marques. Foi Pastor dos meus pais na cidade de Itaberaba. Quantas vezes ouvi falar das lutas que enfrentou, das dificuldades que passou como pastor no interior desta Bahia, nos primórdios, quando o evangelho alcançava os mais longícuos povoados e cidades em que não tinha igreja Assembleia de Deus!"
As ruas de Juazeiro ficaram tomadas por fiéis de várias igrejas e amigos do Pastor Marques. |
A cerimônia fúnebre, dirigida pelo Pastor Valdomiro Pereira, Presidente da CEADEB, ocorreu sob o clima de muita comoção. Vários pastores manifestaram seu carinho e fizeram discurso lembrando o caráter do Pastor Manoel e seus feitos, todos registrados diate do Senhor.
A irmã Airan Souza, filha primogênita do Pastor Manoel Marques, fez um breve relato da história de seu pai em Juazeiro e o grupo de jovens daquela igreja, entoou um hino ao Senhor, informou o Blog Samuel Junior.
O corpo do Pastor foi conduzido pelo carro do Corpo de Bombeiros da cidade, seguido por centenas de pessoas que vieram das diversas partes da Bahia dar o último adeus ao Líder da Assembléia de Deus em Juazeiro.
Saída do corpo da igreja. |
Pastor Manoel Marques era conhecido não apenas por sua honradez, mas também por seu conservadorismo, posição que não tinha medo de sustentar em tempos de mudanças radicais nos usos e costumes assembleianos.
A Mesa Diretora da CEADEB ainda não divulgou oficialmente quem dará continuidade aos trabalhos em Juazeiro e enfrentará o desafio de concluir o mega empreendimento do Pastor Manoel Marques de Souza.
Texto: Pr. Raimundo Campos
Fotos: Blog Samuel Junior