13 de set. de 2011

Sonhos Que Incomodam

"E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!"
Gn. 37:19

O texto de Gênesis 37 deixa claro que o que mais incomodava os irmãos de José eram os seus sonhos. Não era sua predileção pelo pai, não foi o fato de ter ganhado uma túnica de várias cores, não. O que incomodava, eram os sonhos. Seus sonhos davam a impressão de grandeza e auto exaltação, presunção e gana por poder. Pior, ele fazia questão de compartilhá-los sem nenhum constrangimento. Mesmo sabendo que o primeiro sonho não fora bem aceito, contou o segundo, deixando bem claro que até seu pai, o patriarca, o provável senhor da casa em qualquer sonho, se prostraria a si! Era muita petulância! Até seu pai o repreendeu quando ouviu José contar o segundo sonho. A expressão de desprezo de seus irmãos: "...lá vem o sonhador-mor!", denuncia o que mais os incomodava. O cara além de sonhar, publica-os!
Mas, como você já percebeu, não quero falar de sonho como aquele fenômeno psíquico que ocorre enquanto dormimos, também não falo daqueles que fazem parte de nossas ambições, muito comuns a qualquer ser humano; mas daqueles que nascem em nosso coração e mente por um propósito específico de Deus. Sonhos que o próprio Deus estabelece como promessas para nossas vidas. São tão particulares, que às vezes os temos como se sempre tivessem sido nossos. Eles passam a fazer parte de nossas metas. Construímos a nossa família, vida profissional e ministerial estribadas neles. Eles são tão naturais na mente de quem os alimenta, que contá-los não é afrontar, mas celebrar a felicidade de compartilhá-los, de anunciar à vida que que há uma razão para estarmos aqui. Esta celebração, este compartilhar nem sempre é bem visto. 
Porque? Simples. Como você define "sonho"? Já percebeu que nossa definição de sonho está sempre relacionada com o inatingível, com o utópico? É como ouvirmos: "vai sonhando...", ou "aterrissa, para de sonhar", ou ainda, "isso é sonho!". Essas expressões tão presentes em nossa reação ao sonho de alguém, nos coloca na condição de incrédulos diante de grandes ambições, grandes projetos.
Os sonhos sempre nos levam a ousar, a subir a montanha do impossível para os homens, a contemplar o "que jamais subiu ao coração dos homens", a vislumbrar a conquista de nossas "canaãs", a atingir os nossos "gigantes" com nossas "pedrinhas", a sair vivos do ventre de nossas "baleias", a derrubar as "muralhas" de nossas "Jericós", a fazer parar o "sol" que viabiliza nossas batalhas, a andar com o ser com o "aspecto ao do Filho de Deus"!
Você acha que isto não incomoda a alguém? Não incomodaria àqueles de visão restrita e que ao longo de suas vidas limitaram Deus aos seus conceitos? Não incomodaria àqueles que passam toda a vida justificando seu valor e fazendo em seu presente nada, mas tentando destruir o futuro de quem sonha?
Sim, há sonhos que incomodam, esta é uma realidade, mas isto não quer dizer que não devamos sonhar! José nos dá lições extraordinárias quanto a isto! Ele sonhou, compartilhou seus sonhos sem temer as reações  e foi fiel a quem plantou em seu ser os sonhos.
Continue sonhando, alimentando as promessas de Deus em tua vida, caminhando em direção ao que o Deus Todo Poderoso te confiou.

Pr. Raimundo Campos



Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia