19 de abr. de 2011

Senhores da terra, escravos de nós...

Hoje é 19 de abril, dia do índio, mas só hoje? É, só hoje. Lembramos deles por vários motivos: primeiro porque sem esperarmos, nossos filhos chegam em casa com pena de papel na cabeça e rostinhos pintados por professoras que só o fizeram porque está lá no tal do livro aprovado pelo MEC, que só fez constar em suas páginas por uma questão política e cultural (cultural: às vezes visto como aquilo que só se faz por costume, tradição, sem saber o real significado).

Segundo porque a mídia fala, pouco, mas fala, afinal é tradição uma reportagensinha de cinco minutos falando o que todos já sabem, do peixe assado em palha, da farinha azeda e da água embriagante que surge depois que se coloca a mandioca enterrada vários dias na terra com água potável e da dança. Pronto acabou, agora podemos descansar, salvamos nossa alma, nossa consciência está mais leve, lembramos dos antigos senhores da terra de quem fizemos nossos escravos e os reduzimos a comunidades isoladas. Segundo reportagem do Bahia Meio Dia, Telejornal da Rede Bahia, afiliada à Rede Globo, temos cerca de 10.000 índios na Bahia! Pois é, no meio de quase 15 milhões de habitantes, lá está a diminuta população indígena. O que fizemos com eles? Não foi aqui que tudo começou?
Depois vou ver se continuo falando de nossa hipocrisia em homenageá-los, homenagear os senhores da terra, escravos de nós...

Um comentário:

Carlos Tolentino disse...

Compartilho com esta visão de pastor. Afinal de contas é o próprio Jesus quem dá pastores às igrejas.(Ef.4.11,12).
Há pouco tempo escrever uma mensagem: Ser pastor, nada mais honroso. É assim que me sinto.

Até segunda, dia 25/04, em São Cristóvão.

A Paz do Senhor

Carlos Tolentino (pr)

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia