10 de jan. de 2011

O Que Falta em Nossa Geração de Pastores e Líderes Evangélicos

"E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins."
2 Cr. 17:3

Jeosafá, ou Josafá, foi o quarto rei de Judá. Era filho do rei Asa e descendente de Davi. O capítulo 17 do segundo livro de crônicas, traça um perfil de seu reinado e da sua pessoa. Temor a Deus era uma das características mais marcantes de seu caráter. Quando percebia que as coisas não estavam dando certo, lembrava-se em consultar o Senhor (2 Re. 3:11, 12; 2 Cr. 18:1-6), e por isto, era respeitado até pelo profeta Eliseu (2 Re. 3:14).
É no capítulo 17 do segundo livro das crônicas de Israel que percebo os segredos do sucesso deste temente descendente do rei mais amado dos israelitas. Esses segredos de Josafá raramente são cultivados pelos líderes atuais.
Primeiro: Josafá tinha um referencial, seguia um modelo, tinha um mentor, um mestre a quem tinha como exemplo prático de vida. O texto do versículo 3 diz: "...porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai..."
Um dos maiores problemas das lideranças de hoje é que falta referenciais. Os mestres estão desaparecendo. Quando os mestres desaparecem, vão-se também os discípulos e não havendo estes, a próxima geração fica comprometida.
A verdade é que muitos dos líderes evangélicos hodiernos estão tão preocupados em ter seu lugar ao sol, em montar seus impérios, em perpetuar seu nome e não o de Jesus, que estão deixando nossa geração sem sequer candidatos ao ministério.
Davi foi modelo de vida não só para Josafá. Se observarmos a história dos reis de Judá e dos reis de Israel, perceberemos que os reis mais tementes a Deus foram os de Judá. Motivo? A maioria deles seguiram os passos de Davi. Já no reino do norte, Israel, a maioria dos reis foram ímpios. Motivo? Tinham Jeroboão e Acabe como exemplos: "E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do SENHOR." (2 Cr. 21:6)
O futuro de nossa geração está altamente comprometido pela falta de referenciais, de homens fiéis e dignos, formadores de outros líderes tementes e fiéis a Deus. Infelizmente esta é a geração dos escândalos eclesiásticos, cada vez mais pastores e líderes evangéliscos estão longe de serem comparados ao homem segundo o coração de Deus.
Portanto, em nossa geração de líderes e pastores falta referenciais.
Segundo: "Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. " (II Crônicas 17:4)
Entre andar nos mandamentos do Senhor e nas obras de Israel, Josafá escolheu o primeiro. Ele não deixou se influenciar por sua geração distante de Deus. Paulo escrevendo a Timóteo disse: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido..." (II Timóteo 3:14). O Apóstolo disse isso depois de descrever o caráter da liderança dos dias de Timóteo. Paulo queria dizer: "você é diferente, você não pode caber no modelo de alguns líderes dos seus dias!".
Percebe-se a olhos nus que muitos dos nossos líderes renderam-se a um modelo que ganha cada vez mais espaço em nosso meio. Um modelo que não passa pelo crivo da Palavra de Deus. Um modelo que cabe nos moldes das "obras de Israel" e se distancia dos mandamento do Senhor. Josafá preferiu andar na contra-mão de sua geração, preferiu não atender aos seus apelos! Em nossa geração de líderes e pastores falta quem não se deixa influenciar por modelos distantes dos princípios da palavra de Deus!
Terceiro: "E exaltou-se o seu coração nos caminhos do SENHOR e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá. " (II Crônicas 17:6)
Josafá confrontou o pecado de sua geração, se colocou contra abertamente e tomou iniciativas contra práticas que afrontavam o seu Deus em seu reino.
O medo de perder fiéis tem feito com muitos dos líderes atuais não confrontem o pecado. Critérios não são mais estabelecidos, padrões de ética e de moral são ignorados cínicamente. Os "altos e bosques" são erguidos sem nenhum temor a Deus com a complacência de pastores que adoram nos mesmos "altos e bosques". Tirar os "altos e os bosques de Judá", com certeza foi uma atitude impopular motivada pelo zelo em andar nos mandamentos do Senhor. Sua gana não era monetária e não se baseava em status, mas em andar "nos caminhos do Senhor".
Quarto: "E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá". (II Crônicas 17:7) Josafá teve como maior sucesso de seu reinado o ensino da Palavra de Deus. Ele sabia que a simples obediência à Palavra de Deus manteria o povo distante do pecado e atrairia a benção de Deus.
Hoje há uma falta alarmante de líderes que priorizem o ensino da Palavra, fator fundamental para a saúde e crescimento da Igreja. O ensino da Bíblia tem dado lugar aos chamados movimentos do "mistério", shows gospel, mensagens positivistas e as pregações sem fundamento bíblico é um dos maiores problemas no meio evangélico. Enquanto isto, cresce o chamado "êxodo denominacional", fenômeno em que determinado número de evangélicos muda de igreja periódicamente. A maior razão deste êxodo é a falta de ensino bíblico. Muitos líderes esqueceram que a Palavra de Deus é que motiva o crente no envolvimento com a comunidade local, pois a Palavra é que dá a visão do Reino de Deus aos crentes.
Os programas evangélicos na tv e rádio falam mais do poder de suas denominações e do pacote de milagres que elas podem oferecer, do que do plano de Deus para salvar o pecador.
A Bíblia está ficando de lado, as heresias não mais são detectadas porque nos acostumamos com elas a ponto de não exergá-las. Aliás, elas estão sendo pregadas como se fossem verdade. É preciso voltarmos urgente à Palavra, é urgente a necessidade de homens como Josafá que enviem seus "príncipes" para ensinarem a Palavra.
Portanto, falta em nossa geração de pastores e líderes, aqueles que ensinem a Palavra de Deus!

Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia