4 de out. de 2010

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NÃO SURPREENDE

Dia 3 de outubro foi o dia da cidadania, da democracia, do direito do povo escolher seus representantes nos diversos setores da política. Apesar do TRE proibir a boca de urna, ela aconteceu com a complascencia das autoridades, que prendem um e outro ali só para não falarem por aí que eles não cumpriram seu papel. Hoje, as ruas amanheceram num mar de papel, aquele famoso santinho, num descumprimento vergonhoso das leis do Tribunal Regional Eleitoral.
Nada foi novo. A boca de urna aconteceu sim senhor, o povo se vendeu mais uma vez por míseros R$ 20,00 para ficar debaixo do sol e do calor que marcava em Salvador cerca de 30°, vi gente jogando ao ar panfletos de propaganda política, pois é, o famoso jogo do "político me compra mas eu também sei jogar sujo".
O número de gente indecisa na hora de votar, que ainda buscava saber o número de seu candidato ou se tinha algum número que valesse apena escolher, também foi grande, daí os candidatos acharem que devem descumprir a lei da boca de urna!
E que dizer do resultado das eleições? Também nenhuma surpresa. Dilma vai para o segundo turno com Serra. O que surpreendeu mesmo foi o expressivo número de votos de Marina. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 19.635.951 votos. Com isto Marina cresce e se torna uma ameaça nos próximos pleitos. Além disso, começa hoje a disputa para saber quem ela apoiará no segundo turno.
Na Bahia também não houve surpresas, o atual Governador do Partido dos Trabalhadores, Jaques Wagner, foi eleito com a margem expressiva de 4.101.270 votos, enquanto que o candidato do DEM, Paulo Souto, teve 1.033.600 votos, denunciando assim o declínio do império carlista na Bahia.
Quanto ao cargo de Senador, a vez foi de Walter Pinheiro, o mesmo que amargou a derrota ao cargo de Prefeito para João Henrique nas últimas eleições municipais. Desta vez Pinheiro foi o Senador mais bem votado com 3.630.944 votos, seguido de Lídice com 3.385.300.
ACM Neto parece ser o único que poderá salvar pelo menos a lembrança do reinado carlista. Foi o Deputado Federal mais bem votado, o que era de se esperar, pois o neto de ACM vem participando de comissões importantes na Câmara, articulando e fazendo parte de discussões relevantes no processo político desta nação. Foi eleito com 328.450 votos.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus mostrou ter papel importante neste contexto. Foram eleitos para Deputado Federal o Presbítero Erivelton Santana com 69.765, ultrapassando a marca de 68.216 votos de Marcos Medrado. Para Deputado Estadual, o Pr. Isidório, conhecido mais como Sargento Isidório, teve 46.963 votos, seguido do Pr. Carlos Ubaldino com 46.796 e da Irmã Ângela Sousa com 43.588. Já o Pr. Milton Barbosa, candidato a Deputado Federal amargou 7.406 votos.
Esses resultados na verdade não surpreendem. No que diz respeito aos candidatos da Assembléia de Deus, o Pr. Milton Barbosa teve sua oportunidade e o povo soube fazer uma leitura de sua atuação e deu sua opinião através do voto. Já o Pr. Carlos Ubaldino se mostrou um grande estrategista. Segundo ele mesmo diz, "sou o único no meu partido a apoiar abertamente o governo do estado". O Pr. Ubaldino soube manter-se no PSC, respeitando a visão e os interesses do partido, fazendo-se ao mesmo tempo aliado do governo de Wagner. Com isto conseguiu a liderança do governo e a Superintendencia de setores do governo petista.
Já o Pr. Isidório, mostrou-se sensível às mazelas dos drogados, sendo idealizador e principal líder da Fundação Doutor Jesus que recupera centenas de homens e mulheres vítimas das drogas, e com seu jeito "doido porJesus", conseguiu respeito pelos mais simples do arraial gospel. Quanto a Erivelton Santana sempre mostrou ter uma postura do homem ético, sem muito discurso inflamado, atendendo a projetos sociais que já foram bandeira de seu irmão Eliel Santana.
Resta-nos agora esperar como esses tais se comportarão, se cumprirão o papel para o qual foram eleitos. Fiquemos de olho...
Fonte do resultado das eleições: http://divulgacao.tse.gov.br/#

Nenhum comentário:

Pr.RaimundoCampos® - © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por:Producer Cia